Há oito anos, desde 2016, o projeto Baalaka Social desenvolve um trabalho com um grupo de mulheres que tem no bordado, na colagem e nas histórias suas principais linguagens artísticas. O grupo é facilitado pela Luciana Silveira.
Nesse percurso, muitos fios, bordados, imagens e avessos vem sendo criados…
Nesse ano de 2024, algumas mulheres desse grupo estão participando do projeto “Botânicas - mulheres, plantas e fabulações de acervos”, criado pela artista e pesquisadora Mariana Guimarães, por quem nutrimos grande admiração.
Nesse projeto, o grupo vem desenvolvendo um vasto processo criativo a partir de uma investigação profunda sobre as plantas e sobre mulheres que foram inviabilizadas pela história.
Na terça, na biblioteca do Parque Lage, aconteceu uma roda de conversa e escuta sobre todo esse trabalho.
Foi um encontro de muita beleza, com a mediação sensível da Mariana, da Luciana e equipe. Nessa roda, o grupo compartilhou suas pesquisas, percepções, criações e conexões que vem tecendo entre as plantas e as mulheres.
Como é bonito acompanhar o amadurecimento dessas mulheres como artistas, vê-las aprofundando a relação com seu potencial criativo, descobrindo-se a partir da sua produção artística e das trocas entre o grupo.
Clique aqui para saber mais: